segunda-feira, 20 de junho de 2011

Livros - Os Grandes Companheiros

Resolvi participar dessa brincadeira que alguns blogueiros andam publicando. Conheci esse meme no blog Colheita de Girassóis da amiga Celina, que me enviou o questionário para que eu participasse. Também sou um amante dos livros e por isso é um prazer responder essas perguntas como também ler as respostas dos colegas blogueiros.


1. Existe um livro que você leria e releria várias vezes?


Quando gosto de um livro acabo relendo outras vezes. Muitas vezes nem releio todo, pelo menos alguns capítulos, ou momentos interessantes da narrativa, os quais marcaram mais a minha primeira leitura. Acho que quando um livro é bom você acaba absorvendo mais alguma coisa quando relê. Existem vários que eu citaria que estou sempre relendo. Mas vou citar dois que que fiz releitura nos últimos dias: Vanguarda e Subdesenvolvimento de Ferreira Goulart, que é um daqueles que quanto mais se lê mais se absorve entendimento, e Cartas a Théo - Vicent Van Gogh.


2. Existe um livro que você começou a ler, parou, recomeçou, tentou e tentou, mas nunca conseguiu ler até o final?


Sim, alguns. Ensaio Sobre a Cegueira de José Saramago, que é um livro excelente, mas não consegui ler devidamente porque fiz a besteira de assistir primeiro o filme, aí ficava associando durante a leitura as imagens e os personagens do filme, achei que isso prejudicava a leitura, acabei deixando o livro de lado. No futuro quando não tiver mais lembranças do filme eu volto a lê-lo. E outro foi Do Espiritual na Arte de Wassily Kandinsky, achei de difícil leitura e noutras tentativas acabei descobrindo que não concordava mesmo com suas teorias, por isso não consegui ler.


3. Se escolhesse um livro para ler para o resto da vida, qual seria ele?


Essa é a pergunta mais difícil de responder. Tenho vários livros prediletos por vários motivos. Escolher um para o resto da vida é complicado. Vou responder que qualquer um dos meus prediletos.


4. Que livro você gostaria de ter lido, mas que, por algum motivo, nunca leu?


Grandes Sertões Veredas de Guimarães Rosa, já tive ele em minhas mãos mais de uma vez e não li, por falta de tempo naquele momento. Não me perdôo por isso, mas sempre afirmo que ainda vou ler.


5. Qual livro você leu cuja "cena final" você jamais conseguiu esquecer?


Li muito jovem o Cléo e Daniel de Roberto Freire, e o fim me impressionou muito. Talvez agora nem iria me impressionar, mas me marcou. E recentemente Leite Derramado de Chico Buarque, não porque o final é surpreendente, pelo contrário, o final é óbvio desde o começo do livro, mas foi pela maturadidae e coerência que o livro se encerra que fiquei encantado.


6. Você tinha o hábito de ler quando criança? Se lia, qual tipo leitura?


Lia sim. O primeiro livro na infância foi Reinações de Narizinho do Monteiro Lobato, que ganhei de um primo. E lia muito gibis de Walt Disney e Tex, quadrinhos de faroeste da Bonelli Comics. Até hoje gosto de faroeste e ainda assisto os clássicos antigos do gênero. Na pré-adolescência li o primeiro livro que eu considerava ser de adulto, peguei de um cunhado e me senti um homemzinho por isso, foi O Colecionador de Jonh Fowlers.


7. Qual livro você achou chato, mais ainda assim leu até o final?


On The Road de Jack Kerouac, li todo mais sem entusiasmo nenhum, diferente dos críticos. Acho que li na época errada, questão de geração, sei lá, não gostei.


8. Indique alguns dos seus livros favoritos.


-Diário de Um Ladrão de Jean Genet


-O Ovo Apunhalado de Caio fernando Abreu


-Estorvo de Chico Buarque


-Todos os Nomes de José Saramago


-Vastas Emoções e Pensamentos Imperfeitos de Rubem Fonseca


-Memória de Minhas Putas Tristes de Gabriel Garcia Marques


-A Metamorfose e o Artista da Fome de Franz Kafka


-Dali o Bufão Surrealista de Maryle Secrest


São tantos, é melhor parar aqui. Tenho certeza que vou me arrepender de não ter colocado alguns outros, mas vou deixar esses que me vieram na lembrança agora.


9. Qual livro você está lendo agora?


Manual de Pintura e Caligrafia de José Saramago, e estou adorando.


10. Indique outros blogs ou blogueiros para participar desse desafio.


Indico a todos que se interessarem. Posso reencaminhar o meme a quem desejar.


7 comentários:

Celina Dutra disse...

André,

Sensacional! mas sem surpresa, pelos autores e textos que vc insere em seus posts, só poderia ser brilhante sua participação.

De início, uma imensa alegria, Cartas a Theo do Van Gogh. "Esqueci de me lembrar" desse livro no meu meme. Penso que temos um gosto em comum: Van Gogh!

Acho que vc é a primeira pessoa que conheço que leu Kafka.

Da sua lista de indicados, vou escolher alguns para a minha fila de leitura.

Obrigada pela referência ao meu blog.

Parabéns, adorei!

Beijo

Celina Dutra disse...

André,

Voltei. Conheci este blog no sábado. Gaia, a autora, italiana da Sardenha, também é artista. Pode ser que vc goste. Eu gostei muito!
http://oasigaia.blogspot.com/

Beijo

Alexandre Mauj Imamura Gonzalez disse...

André! Se é amigo da Celina, uma pesoa que admiro e gosto demais, é meu amigo tb. Muito obrigado pelo link, pela visita e por dar continuidade à brincadeira.

anotei os nomes dos livros que não li. e virei aqui novamente, gostei muito do blog.

abraços

André Lindoso disse...

Obrigado Celina, que bom que você gostou. Também anotei uns livros que você citou no seu meme, e vou ler. Essa troca é a parte mais positiva desse meme. Vou conferir a sua dica do blog, tá? Um abraço.

André Lindoso disse...

Oi Alexandre! Muito bom receber sua visita, apareça sempre que quiser, é uma honra tê-lo como amigo. Também voltarei no seu blog, com certeza. Um abraço.

Elisabete Lira disse...

Que bom vir aqui e contemplar suas belas postagens...
Tenha uma linda noite, e uma ótima semana...
Um abraço bem forte...bjus

Peônia disse...

Gostei demais do seu espaço, da sua temática e da sua lista de livros, principalmente O OVO APUNHALADO do Caio!
Bjo!

Te sigo...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...