quinta-feira, 7 de julho de 2011

Santo Antônio


"É o que se busca, o que se espera, o que se procura na visão do equilíbrio entre virtude e compromisso, na afirmação entre crença e verdade.

É fé o que se quer. É fé o que se vê. A fé dos benditos, das incelências, das festas do Divino, dos 31 dias de maio, do fogo a Santo Antônio, São João e São Pedro, dos meses de Santana. A fé das romarias, das voltas na estátua do Juazeiro, do caminho das procissões, da dor dos penitentes, das danças do reisado. Sagradas, sangradas, seladas, sertanejas. Vidas de fé.

Salve, santo; salve, santa; senhores e senhoras nossas. Das Candeias, do Perpétuo Socorro, das Dores, das Graças. Salve a graça! Salve o sertão e o homem que luta. Salvem-se os que rezam justos, juntos, montados a cavalo, comungando fé, vestindo gibão, coroados com chapéu. Salvem-se todas as missas que sossegam a lida; salve Raimundo Jacó, salve Gonzaga nascido de Januário. Salve o Padre Cícero, padrinho. Salvem-se as santas almas vaqueiras invocadas pelo poder de dona Raimunda de Trindade, parteira e benzedeira.

...A missa de Serrita é pedaço, parte, retalho vivo de fé sertaneja. O todo é cobertura imensa de sentimento espalhado, compartilhado. O todo é lida, roupa, canto, ferro, história. "O sertão está em toda parte". "


Texto de Adriana Victor, Recife, 31 de maio de 2006, do livro Encourados.



Projeto para quadro com vaqueiro.

Acima, camisa pintada a mão, Santo Antônio.

4 comentários:

Celina Dutra disse...

André,

Já estava com saudade de voltar aqui!
Belo post. Seu trabalho + texto da Adriana Victor equilíbrio, bom gosto,
beleza.

Girassóis nos seus dias!

Beijo

MA FERREIRA disse...

Oi André.
É um prazer te visitar e te seguir.
Fiquei feliz em te-lo como meu seguidor..e mais feliz ainda em conhecer seu belo trabalho!
Você me verá mais vezes por aqui!
Um beijo..
MA Ferreira

Nathalia disse...

Olá! Gostei muito do seu blog! já estou te seguindo, se puderes me dar uma forcinha e me seguir tb..estou começando agora!!!
Uma ótima noite!
Beijocas =D

Nathalia disse...

ótimo blog, já estou seguindo!! me segue tb???
beijocasss

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...