segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Nomes de Cores

Que cor é essa? Cada vez é mais difícil pra mim responder essa pergunta. De tanto colorir e misturar cores, acabo percebendo não a cor pura mas suas possíveis combinações, e por diversas vezes minha resposta acaba não convencendo (obviamente). Respondo o lilás que vejo no siena sob a luz do sol, quando a resposta era somente marrom. Claro que não é tão louco assim, sempre. Mas, além de tudo, há diversos nomes para a mesma cor, e seus diversos tons. Alguns são populares e outros menos, os mais técnicos. Dependendo do tipo de tinta e da sua marca, você encontra vários nomes para a mesma cor. Isso tudo contribui para a confusão, ? O que popularmente pode ser definido como marrom, pode ser chamado, em suas variantes de tons, de siena natural, cerâmica, jaracarandá, caramelo e muitos outros. Popularmente se fala o nome da cor acrescido de claro ou de escuro, para definir as variações no tom. Sem falar nos nomes em desuso, que vez ou outra aparecem no vocabulário popular, além daqueles criados expontaneamente associados a algo colorido naturalmente com cor semelhante, como frutas, verduras, flores, etc. As vezes me deparo com nomes de cores bem interessantes e curiosos, como encarnado, bunina, azul natiê, cappuccino, abóbora, cor de burro quando foge, e outros tantos que nem lembro agora. Sendo assim, em meio a tantas interpretações e nomeclaturas, sinto-me perdoado se tantas vezes a minha definição não consegue convencer como resposta da simples pergunta: que cor é essa?

Um comentário:

Ariane Aléxio disse...

Que feliz! Imagine voC~e que estava eu pesquisando cores no google imagens e me deparo contigo, lá de Caruaru (ao menos assim que sempre remeto...) Gosto muito do teu trabalho, muito mesmo!
Um xero grande!
Ariane Aléxio.
www.arianealexio.blogspot.com
Tô no trabalho agora, depois entro com calma pra apreciar o que há de bom!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...