segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Desvendando o Twitter

Andei me dedicando mais ao Twitter, tentando entender melhor e procurando encontrar uma maneira pessoal, que fosse mais meu estilo ou que fosse mais proveitosa para mim, de usá-lo. Nesse propósito li diversos tutoriais sobre o tema na net, diversos textos pessoais relatando experiências, blogs dedicados ao Twitter, e...enfim, muita coisa. Alguns sem importância nenhuma e outros maravilhosos que realmente informam e desvendam o mundo dos tuiteros. Um deles pelo menos vale a pena citar e indicar: um tutorial do fique-rico.com.br com motivações para usar o twitter. E vários posts do DicasBlog, que é um blog que ajuda e muito a todos os seus leitores. Me sentindo mais seguro e íntimo do microblog resolvi falar minhas impressões sobre o Twitter, quem sabe também não ajuda?
Como tudo na internet, você tem que saber reconhecer o que é bobagem e o que é sério, ou seja, o que vale a pena e o que não vale. No twitter também. Diante disso reconheço duas coisas bastantes chatas que se faz lá:
1. Usar como MSN. Ele é um grande msn a céu aberto, com privacidade ou não, mas daí usá-lo para bater papo é no mínimo de mau gosto, e sem criatividade. Para bater papo o MSN é muito mais recomendável.
2. Seguir famosos. Uma coisa sem muita explicação. Há quem ache divertido e construtivo, outros, como eu, não vêem a menor graça. Alguns se acham os tuit-paparazi procurando por algum escândalo nas entrelinhas dos tuiteiros famosos, ou mesmo um erro de português. E assim vão gastando o tempo ocioso deles. Para os famosos isso tudo não é nada mais do que um termômetro que indica sua popularidade, e preocupam-se em atingir marcas, quebrar recordes de seguidores. Faz sentido.
O que torna realmente o Twitter interessante é usá-lo como ferramenta de publicidade e de informação, porque ele tem o poder de transmissão mais rápido da net. Lá é possível a conexão mais veloz com um número maior de pessoas. Tudo bem, isso todos sabem. Mas como começar a twitar e fazer com que as pessoas vejam o que eu disse? Como vou saber pra quem estou falando? Será que alguém está lendo meus twitters? Se você não tiver controle disso, não sentir segurança na sua publicidade, vai acabar sem aproveitar o que o Twitter pode oferecer. É óbvio que você tem que ter seguidores para poder ser escutado, e em um universo maior de seguidores as possibilidades disso acontecer aumentam consideravelmente. Para isso é bom ficar atento a uma regrazinha dos tuiteiros que servem a esse propósito: me siga que eu te sigo também, ou se não me seguir eu não te sigo. Não precisa se importar se você conhece ou não aquela pessoa, o Twitter não é um Orkut, você precisa de seguidores para daí você poder formar um grupo de pessoas que tenham interesse no que você quer divulgar. Quanto mais seguidores maior a chance desse grupo crescer. Para isso encontre grupos comprometidos a te seguir se você segue eles, não é difícil, fique atento que a notícia sempre se espalha. Aparece sempre a promoção da mágica dos followers, assim: siga fulano e os followers dele vão te seguir. São twiteiros com cerca de 20000 seguidores, você passa a seguir ele e seu número de seguidores vai aumentando feito mágica (as vezes enche o saco, mas é bom pra arrecadar followers). Aí é só ir mapeando seus seguidores e ir descobrindo e formando seu grupo com interesses em comum. Usando ferramentas como RT, DM e Reply (você encontra informações de como usá-las clicando aqui) você pode criar um contato direto com seus seguidores e ser mais eficiente na sua divulgação. Outra forma de cativar seguidores é o #indico ou #siga. Você indica alguns tuiteiros e eles te indicam também em retribuição, e isso vai formando uma cadeia de indicações que multiplica o número de followers. É só colocar na mensagem #indico e @nomedotwitter. Quanto mais nomes você indicar na mesma mensagem, maior será a possibilidade de você está sendo indicado, para ser seguido, para um número maior de pessoas. Se seu objetivo é divulgar, seja notícia ou negócios, vale a pena seguir essas regrinhas e tentar aumentar seus seguidores o máximo possível. Isso não acontece de uma hora pra outra sempre, é preciso dedicar-se um pouco, e passar por lá duas ou três vezes ao dia pra reforçar o recado e cumprir as regras de convivência dos tuiteiros. Alguns sites ajudam bastante a twitar, como o migre.me que compacta a url que você vai divulgar, pra você economizar caracteres na sua mensagem, e o Twitpic que armazena suas fotos pra divulgar no Twiter. Além do Refollow pra saber se quem você está seguindo lhe segue também, usado pelos tuiteiros para selecionar seus seguidores que não cumprem as regras do me siga que eu te sigo.
Venho me esforçando pra aproveitar com lucidez os benefícios que podem ser extraídos do Twitter, aproveitando a onda pra pegar jacaré, mas sem tomar caldo.

Um comentário:

Emerson Albuquerque disse...

O Post ficou Excelente
Adorei suas dicas sobre o Twitter, eu estava fazendo uma pesquisa, exatamente sobre esse tema, pois temos uma comunidade no Orkut que tem o objetivo unir os usuários do Orkut que tenham interesse em promover algo utilizando o "Promova" , assim todos se ajudam, e uma ferramenta de promoção entre amigos se transforma em uma ferramenta de promoção em massa. Logo temos interesse em ajudar nossos membros a alcançarem maior números de pessoas com seu anúncios e promoçãoes, então gostei tanto do seu artigo que quero pedir sua permissão para publicar um resumo no nosso blog (amplifiquesuaspromocoes.wordpress.com), com um link apontando diretamente para cá, assim os nossos membros e os leitores do nosso blog poderão ter acesso as informações preciosas que você produziu, espero sua resposta. Sucesso Infinito para você!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...